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    ENTREVISTA JOSÉ ANTONIO VIVEIROS FIGUEIREDI E OSCAR TANAKA

    Por ecliente20 de junho de 2025Nenhum comentário14 Min de Leitura

    Dois paulistanos, José Antônio Viveiros Figueiredo e Oscar Tanaka são os sócios proprietários do Posto de Combustível “Auto Posto Vitória Piracicaba Ltda.”, muito conhecido, por décadas como “Posto do Petrocelli”, era o sobrenome do então proprietário, associado ao posto de combustível. q possivelmente seja o mais antigo de Piracicaba. Devido a muitas normas e exigências técnicas que foram introduzidas ao longo do tempo, o estabelecimento teve que se adequar aos padrões legais. Mas, ainda conserva algumas características arquitetônicas originais. Situado na Rua Prudente de Moraes, 862esquina com a Rua Governador Pedro de Toledo, tem na esquina oposta o famoso “Palácio de Cristal”, a sede social onde funcionou o Clube Recreativo Cristóvão Colombo. Estima-se que o Posto Vitória deve ter sido construído nas décadas de 30 a 40. Uma fonte segura , informou que o seu pai deixava o caminhão novo, ano 1943, estacionado junto ao posto. Na Rua Boa Morte, esquina com a Rua D. Pedro II, havia o prédio original, de um posto de gasolina, com todas as caracteristicas dos postos americanos da época, anos 30,40. O prédio foi demolido para dar lugar a uma loja de conveniência. Piracicaba, conforme Dados do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) mostram que Piracicaba encerrou o ano de 2022 com 336.784 veículos registrados, considerado um alto índice de motorização por habitante.

    Quando nem s se sonhava com GPS, tínhamos sim, pontos de referências: Catedral, Campo do XV, Escola Agrícola, Lar dos Velhinhos, Mirante. Antes de entrar na Rodovia Cornélio Pires, que passa por Tietê, bem próximo a pista tem o Posto Menegatti, hoje com outra razão social. Por ser o maior posto de combustível da cidade era mais conhecido como “Postão”. Era um ponto de referência de Piracicaba. Temos vários postos de combustíveis icônicos, no final da Avenida Rui Barbosa, na Vila Rezende, existe um posto que por muito tempo era carinhosamente conhecido como “Posto da Véia”. Issoa graças a senhora que era a proprietária, muito dinâmica, e tinha muitos clientes por ter a fama se ter combustíveis de excelente qualidade. Ela recebia muitos cheques, dinheiro vico,e com uma vestido sempre muito simples, ia a pé , depositar em um banco próximo. Tinha funcionários de confiança que operavam as bombas de abastecimento, quando o movimento aumentava, ela abastecia carros, mtos, caminhões. Era sempre muito respeitada. Outros postos fizeram muita fama pelas lojas de conveniência, que tornaram-se pontos de encontro de jovens, motociclistas, universitários.

    Qual era a atividade anterior que vocês exerciam antes de adquirir o posto de combustível em Piracicaba? (A entrevista foi realizada em um sábado, á tarde,dia e horário de menor movimento, mesmo assim o sócio Oscar cuidou do abastecimento dos vepiculos que chegarvam, portanto o Figueiredo respondeu por ambos).

    Éramos bancários! Eu, Figueiredo trabalhava no Banespa e o Oscar no Banco Noroeste. Decidimos optar por sermos empreendedores, tomar um novo rumo e trabalharmos em nosso próprio negócio. Já estamos aqui a 28 anos!

    O fato de vocês trabalharem em agências bancárias, e na época, receberem depósitos de postos de gasolina em dinheiro e em cheques, deu uma visão de ser um bom negócio?

    Não. Isso não foi o fator que nos levou a optar poelo ramo de posto de abastecimento de combustíveis. Sou descendente de uma família de comerciantes, comecei a trabalhar ainda criança,em um açougue da família. Só saí quando me casei! Meus parentes têm padaria. O espírito de comerciante existe desde a infância.

    E por que escolheram um posto em Piracicaba?

    Saímos procurando, existem corretores especializados nesse ramo de postos de combustíveis. Ele vai levando o cliente aos postos que estão à venda. E calhou de ser em Piracicaba.

    Vocês sabiam que estavam adquirindo o que pode se or posto mais antigo da cidade?

    Não! Isso não! Existe uma série de fatores que são avaliados: volume de vendas, localização, O comércio mudou muito após a pandemia, antigamente você não conseguia andar na Rua Governador Pedro de Toledo, hoje, conforme o horário não tem uma alma viva andando! O que trazia muita gente para o centro eram os bancos. Atualmente quase todo mundo usa aplicativo. Tem banco que não tem nem funcionário trabalhando no caixa. Só caixa automático. O que está trazendo pessoas ao centro são os cartórios, o Poupa Tempo. As farmácias estão pulverizadas pela cidade toda.

    Para dois paulistanos e respectivas famílias, como foi mudar de São Paulo para Piracicaba?

    Não tivemos problemas! É uma cidade mais tranquila, em São Paulo nunca sabemos se a que horas vamos chear ao nosso destino. Aqui você consegue valorizar muito mais o seu tempo. Aqui é tudo mais rápido, não precisa se preocupar-se com trânsito. Piracicaba cresceu muito também! Mas ainda dá para andar na rua com o celular na orelha! Coisa inviável em uma série de cidades. A qualidade de vida aqui é muito melhor. Você não tem certas facilidades que São Paulo tem, lá você tem tudo, e lá também nem sempre você consegue usufruir o que a cidade oferece.

    Quando vocês nasceram?

    Nasci no dia 30 de março de 1959, minha esposa chama-se Ivanira, temos duas filhas Aline e Camila. O oscar nasceu no dia 12 de outubro de 1954, é casado com Ivânia, tem o filho Leonardo e a filha Tatiana.

    Há fidelidade de clientes em postos de gasolina?

    Hoje o preço está mandando muito. Infelizmente muita gente se dá mal por causa do preço.

    Vocês são bem cotados pela qualidade do combustível?

    Zelamos pela qualidade! É uma das características que marcam o nosso posto. Estamos aqui há 28 anos, sem nenhum problema. As vezes o veículo apresenta algum problema, a primeira suspeita é sobre o produto, só que o veículo possivelmente já estava para ter problema a qualquer hora. Isso é raro, mas pode ocorrer. Faz parte da nossa profissão. Eu diria que é impossível agradar a todos em um universo tão graNde e diversificado de pessoas.

    A clientela é composta pelo publico masculino e feminino em que proporção?

    Atualmente acredito que estão em dois grupos iguais, meio a meio.

    Antigamente existia a famosa assinatura em um “vale”, que o cliente acertava em prazo pré-acertado.

    É possível que alguns postos tradicionais da nossa cidade ainda usem esse sistema. Mas se existirem são poucos. Até mesmo porque quem quer ter preço não consegue prazo. As vezes é feito o pagamento a cada 15 dias, mas pagará mais caro por isso.

    Qual é a bandeira do posto? (Bandeira é a marca do distribuidor de combustpivel)

    Hoje não tem bandeira. É o que chamamos de “bandeira branca”. Significa que eu tenho liberdade para comprar do distribuidor que eu quiser. Compramos de fonte boa, transporte seguro.

    Vocês fazem lavagem, troca de óleo?

    Já fizemos no passado, temos a questão do espaço ser reduzido, atualmente a mão-de-obra é complicada. Infelizmente o empregador sofre uma carga elevada de obrigações. Acho que ninguém tem o direito de explorar o funcionário, não é nada disso. O empregador tem que ser justo. São muitas normas, um emaranhado de leis que penaliza quem emprega. A situação do empregador é diferente daquela em que a pessoa recebe o salário mensalmente. O mercado tem muita variação, passamos por uma pandemia terrível, quando houve a greve doas caminhoneiros fiquei 20 dias sem vender 1 centavo!

    A legislação específica para posto de abastecimento de combustíveis é muito abrangente?

    Talvez algumas pessoas desconheçam, mas tem normas técnicas, muitas regulamentações, é uma atividade complexa. Envolve IBAMA, CETESB, além de recolhimentos aplicados ao comércio em geral. É difícil!

    Qual é o perfil do seu cliente?

    Não tenho propriamente um único perfil. Temos muitos clientes taxistas, é um pessoal que sabe que se o combustível não for bom vai atrapalhar o serviço dele. Ele roda o dia inteiro! São pessoas que controlam quilometragem rodada, consumo, rendimento.

    Figueiredo, como a sua família e a família do Oscar pensam sobre o trabalho de vocês?

    Hoje praticamente a família toda trabalha. A Esposa do Oscar também trabalha.

    Os motociclistas também abastecem no posto?

    Abastecem! E vem muitas motos. É um outro referencial também! Moto é mais sensível ao combustível! Eu tenho percebido que tem aumentado o número de motos que abastecem no posto. Há poucos minutos o Oscar estava abastecendo um carro antigo, de colecionador. Ele tem Brasília, Quantum, Galaxie.

    O Galaxie deve ser a alegria da bomba de combustível!

    Se encher o tanque é! O tanque tem a capacidade para 107 litros.

    Caminhão não abastece aqui?

    Não, pôr dois motivos: não tem diesel, este posto nunca teve diese. E o tráfego de veículo pesado é proibido. Só entra em horário pré-determinado e para carga e descarga.

    Qual é o horário de funcionamento do posto?

    Das 6:00 horas da manhã até as 20:00 horas, de segunda a sábado. Domingo até as 14:00 horas. Das 6:00 às 20:00 horas é Lei Federal. Feriado e domingo é a critério de cada um.

    Sobra algum tempinho para alguma atividade física ou esportiva como pesca por exemplo?

    É um erro da nossa parte não fazer uma caminhada, uma atividade física. Mas o ritmo de trabalho é rotineiro, temos que estarmos atentos, o cliente não pode perder tempo. Assim nos movimentamos, mas sem a cadência de um exercício físico programado.

    Este posto em suas pesquisas, consta que tinha um outro nome?

    Em 1970 tinha o nome de “Nova Buzinari”.

     

    O transporte motorizado só se desenvolveu plenamente após um gesto de coragem e criatividade feminina.

    Embora Carl Benz tenha patenteado, em 1886, o primeiro automóvel movido a combustão interna — pensado como substituto mais cômodo para a carruagem —, a invenção não despertou entusiasmo imediato. Preocupado com o desinteresse do público e vendo o desalento de seu marido, Bertha Benz tomou a iniciativa de transformar a concepção do carro em realidade palpável: sem avisar, ela e seus filhos embarcaram numa viagem de 104 km entre Mannheim e Pforzheim, em agosto de 1888.

    Ao longo do percurso pioneiro, Bertha solucionou problemas mecânicos “na estrada” (ela própria improvisou pastilhas de freio com tiras de couro e realizou reparos no combustível e na ignição), comprovando a viabilidade do veículo e atraindo a atenção da imprensa e de potenciais investidores. Esse ato espontâneo funcionou como a primeira grande campanha de marketing automotivo — e, sobretudo, demonstrou que o automóvel era mais do que uma curiosidade técnica: era um meio de transporte confiável.

    Graças à ousadia e engenhosidade de Bertha Benz, o automóvel deixou de ser apenas um protótipo de garagem e passou a ser visto como solução prática para a mobilidade humana. Sua iniciativa não só salvou o projeto de Carl Benz da estagnação, mas também inaugurou a era dos transportes motorizados, uma contribuição inestimável para a sociedade moderna.

    Principais destaques:

    • Viagem histórica: 5 a 6 de agosto de 1888, 104 km de ida sem nenhuma infraestrutura de apoio.

    • Soluções “in loco”: criação de pastilhas de freio artesanais, ajustes no sistema de ignição e abastecimento com álcool e petróleo.

    • Impacto imediato: repercussão na imprensa local e crescente interesse de investidores e engenheiros.

    Este episódio demonstra como um ato de coragem, aliado à aptidão mecânica e ao senso de oportunidade, foi crucial para levar o automóvel das pranchetas de engenharia às estradas do mundo — e, com isso, transformar definitivamente a forma como nos deslocamos.

    A coragem de uma mulher alavancou o início de uma das maiores e mais conceituadas fábricas de veículos do planeta!

    Acima: Bertha Benz e seus dois filhos, saindo com o veículo, que iria percorrer aproximadamente 100 quilômetros até seu destino. O motor está desligado para não acordar o pai inventor do veículo,, que será dormido.

    A primeira viagem de carro de longa distância feita por Bertha Benz, em 5 de agosto de 1888, foi uma façanha histórica e repleta de desafios técnicos, físicos e sociais. O que torna essa jornada tão significativa não é apenas o fato de ela ter dirigido quase 100 km em um veículo experimental, mas a coragem, engenhosidade e determinação que demonstrou ao longo do caminho.

    🚗 Resumo da Viagem Histórica de Bertha Benz:

    🕓 Início da Jornada:

    • Data: 5 de agosto de 1888.
    • Local de partida: Mannheim, Alemanha.
    • Destino: Pforzheim, casa de sua mãe — aproximadamente 100 km de distância.
    • Acompanhantes: Seus dois filhos, Richard (13 anos) e Eugen (15 anos).
    • Veículo: Benz Patent-Motorwagen nº 3, com motor monocilíndrico de 2,5 cv, duas marchas, e velocidade máxima de cerca de 40 km/h.

    ❗ Problemas e Soluções Criativas:

    1. Partida secreta:
      • Bertha saiu sem avisar Carl Benz, empurrou o carro para longe da casa e só então ligou o motor, evitando acordar o marido.

    2. Falta de infraestrutura:
      • Sem estradas asfaltadas ou sinalização: Bertha guiou-se pelas marcas de carruagens e trilhas de cavalos.

    3. Problemas mecânicos:
      • Cano de combustível entupido: desentupiu com um alfinete de chapéu.
      • Fio de ignição solto: isolado com a liga de sua meia.
      • Freios ineficazes: pediu a um sapateiro para revestir com couro a barra de freio de madeira, criando a primeira lona de freio da história.
    4. Combustível escasso:
      • O carro comportava apenas 4,5 litros de ligroína, suficiente para cerca de 50 km.
      • Quando o carro parou, Bertha empurrou-o até uma farmácia, onde comprou mais ligroína — um solvente vendido como produto químico, já que postos de gasolina não existiam.
    5. Refrigeração do motor:
      • O sistema precisava ser abastecido com água frequentemente. Bertha usava fontes, rios e outros recursos ao longo do caminho.
      • Mesmo assim, enfrentou superaquecimentos.
    6. Potência limitada:
      • Com apenas 2,5 cv, o Motorwagen não conseguia subir ladeiras sozinho.
      • Os filhos desciam e empurravam o carro em subidas íngremes.

    ⏱️ Chegada e Repercussão:

    • Duração da viagem: cerca de 12 horas.
    • Ao chegar em Pforzheim antes do pôr do sol, enviou um telegrama ao marido.
    • Dias depois, fizeram a viagem de volta com cobertura de jornalistas, consolidando o sucesso da invenção.
    • A viagem total (ida e volta) somou mais de 180 km.

     

    🌟 Impacto Histórico:

    Bertha Benz não só demonstrou que o automóvel era funcional e confiável, como também mostrou que era acessível para pessoas comuns, inclusive mulheres. Ela enfrentou e superou os obstáculos com inteligência prática e um profundo conhecimento técnico — algo incomum e revolucionário para as mulheres da época.

    A viagem também serviu como uma forma brilhante de marketing espontâneo para a Benz & Cie, impulsionando a aceitação pública e as primeiras vendas do Benz Patent-Motorwagen.

     

    🛣️ Homenagem Moderna:

    Hoje existe a Bertha Benz Memorial Route, uma rota turística na Alemanha que refaz o caminho percorrido por ela entre Mannheim e Pforzheim, reconhecendo seu feito como o início da era da mobilidade automotiva.

    O uso de diesel em caminhões no Brasil é muito antigo, e não há um ano específico em que foi introduzido. No entanto, o primeiro caminhão fabricado no Brasil, o Mercedes-Benz L-312, movido a diesel, foi lançado em 1956. Desde então, o diesel se tornou o combustível padrão para caminhões no país, sendo a escolha preferencial devido à sua maior densidade energética, que permite transportar cargas pesadas com facilidade No entanto, a história da utilização do diesel em caminhões no Brasil pode ser dividida em algumas fases: Década de 1950:Lançamento do primeiro caminhão a diesel fabricado no Brasil, o Mercedes-Benz L-312. Década de 1970: Aumento do uso de diesel em veículos pesados, incluindo caminhões, devido à crise do petróleo. 2013: A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determina que o diesel S10 com baixo teor de enxofre seja comercializado no Brasil, substituindo gradualmente o diesel S500. Atualmente: O diesel S10 se torna cada vez mais comum nos caminhões, impulsionado pela necessidade de reduzir a emissão de poluentes e atender a padrões ambientais mais rigorosos. 

    Postos de combustíveis em países em desenvolvimento

    Em muitos países em desenvolvimento não há postos de combustível com bombas de gasolina. Pequenos comerciantes vendem o combustível de garrafas e outros recipientes em simples bancas de rua. Às vezes, a venda ocorre diretamente do navio-tanque.

    Cambodja

    Myanmar

    Mandalay, Myanmar

    Timor Leste

    Bali

    No Amapá, ainda existe a venda de gasolina em garrafas plásticas, o que é proibido por Lei federal.

    Piracicaba já teve várias bombas de gasolina, situadas à beira da calçada, mantidas por comerciantes, atendiam as necessidades dos mesmo, que geralmente possuim vários caminhçoes de transporte próprio, bem como vendiam combustívei para terceiros. Dois locais ainda persistem na memporia de muitos piracicabanos: a bomba de gasolina dos Irmãos Adamoli , situada na Rua Benhanin Cosctant e a de propriedade de José Nassif, bandeira Txaco, situada na na calçada, em frente da Rua do Rosário, 2547. No museu da ESALQ existe um exemplar destas bombas, inteiramente restaurado e doado pelo IHGP.

    PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

    JORNALISTA E RADIALISTA JOÃO UMBERTO NASSIF

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