PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 07 de novembro de 2020
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/
CRÉDITO FOTOS E FILMAGENS: HELDER PRADO, RICARDO CASSIMO
ENTREVISTADO:
LUIS FERNANDO MAGOSSI
(GORDO DO BARCO)
Luis Fernando Magossi tem uma paixão indescritível pelo Rio Piracicaba. Uma amizade antiga entre ele e o rio, que já os tornou irmãos. Luis não vive sem o Rio Piracicaba. O Rio Piracicaba retribui acolhendo Luis como seu amigo e benfeitor.
ALÍVIOS JOVENS QUE SERÃO SOLTOS NAS ÁGUAS DO RIO PIRACICABA POR LUIS FERNANDO
Luis Fernando Magossi nasceu dia 20 de março de 1962, em Piracicaba.
Em que bairro você nasceu?
Nasci na Rua Tiradentes, próximo da Rua do Porto. Meus pais são Persão Magossi e Maria José Jordão Magossi. Ambos eram professores.
O curso primário você fez em qual escola?
O primário estudei uma parte na Escola Paroquial São Norberto, no Bairro São Judas Tadeu, a outra parte fiz em São Paulo, quando a minha mãe escolheu a cadeira de professora em Ferraz de Vasconcelos, o ginásio estudei no Mello Ayres, em Piracicaba.
Você chegou a ser aluno do seu pai?
Fui aluno da minha mãe, do meu pai não.
Você é casado?
Sou. Com Lucimar Regina Custódio, temos uma filha, a Juliana.
Você estudava e trabalhava, ou só estudava?
Eu estudava e trabalhava. Meu primeiro emprego foi na Organização Fisher Contábil, situado no subsolo da Rádio Educadora de Piracicaba, a Rua Boa Morte, era de propriedade de dois irmãos: Joaquim Celso Fisher e Airton Fischer. Dali fui trabalhar na Ajax Baterias, de propriedade do Arnaldo, dali fui para a Assistec Equipamentos para Laboratório. Dali segui a vida, fui trabalhar na Júpiter Processamento de Dados, Júpiter Bolachas. A Júpiter era de propriedade de S.L. Alves, Sérgio Leopoldino Alves. Na época ficava na Avenida Cassio Paschoal Padovani. Entrei como auxiliar de custos, passei a ser operador de computador e posteriormente para programador de computador. Fiz alguns cursos de computação, mas na época os profissionais tinham que aprender fazendo! Não havia essa profusão de escolas de formação nessa área. Era um segmento muito novo. Trabalhava muito.
Da Júpiter você foi trabalhar em que local?
Passei a trabalhar em São Paulo, embora tenha continuado a morar em Piracicaba. Lá eu exerci por uns seis anos a função de Programador de Computador. Era funcionário contratado. Trabalhei na Max Factor, produtos cosméticos, na Pró- Estética Produtos Cosméticos, fazia assessoria para várias firmas: BDO; HOS Engenharia; Up-Date. Sem falsa modéstia, eu era muito bom nessa área, só que prometi que nunca mais iria trabalhar com isso! Quando comecei ao equipamento era Burroughs 6900, depois entraram os mini-computadores, no caso foi a LABO 8034; depois passou para LABO 8043. Na Júpiter eu já trabalhava com o LABO 8043.
E dava muitos problemas de hardware? (No jargão da informática, a “ a máquina dava muito pau”)?
Dava trap 111, trap 147. Era comum ocorrer muitos erros. A memória era com Disco Rígido de 33 Megabytes. Era o chamado “Panelão” pelas suas dimensões enormes. As meninas que trabalhavam durante o dia, para fazermos o procedimento final do dia, elas não conseguiam levantar o disco, pelo peso dele. Um computador 8043 com 256 Mb de memória ocupava uma sala de 2 x 3 metros.
Você trabalhou com equipamentos IBM também?
Tive uma proposta para ir trabalhar em ambiente IBM, mas não quis porque eu já estava de volta para Piracicaba.
Em 1984 a Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba, o Mendes me procurou, eles queriam implantar um sistema de computador aqui, tinha um rapaz que trabalhava comigo, por sinal muito inteligente, viemos para Piracicaba e nós implantamos o sistema no computador na Cooperativa da Cana. A linguagem utilizada era o Basic. Eu não gostava das linguagens Cobol, Assembler. À linguagem Assembler é bastante complexa. Implantamos o sistema em Piracicaba, inclusive o pagamento da cana-de-açúcar pelo seu teor de sacarose. Antigamente o pagamento era feito por tonelagem. Depois que implantamos o sistema começou a ser levado em consideração o “brics” da cana, que é o teor de açúcar da cana. E pagava o fornecedor de acordo com o teor de açúcar da cana. Era a forma mais justa de se pagar a cana. O agricultor que tratava bem a sua cana, fazia a adubação, tudo certinho, a cana revertia para ele em açúcar.
Nessa época você tinha que idade?
Por volta de 20 e poucos anos. Foi nessa época que começou a minha história com o barco. Eu estava pescando no Rio Piracicaba, esperando um amigo chegar, eu estava tarrafeando no posso. (Jogando uma malha de pesca, a tarrafa, em um local onde o Rio Piracicaba tem uma profundidade bem maior do que os demais lugares). Naquela época era permitido tarrafear no poço. Nisso parou um automóvel Corcel II amarelo, tipo “Pacheco”, era o Mendes da Cooperativa, ele me chamou, eu estava com barco a remo, encostei o barco, ele então disse-me: “ Luizinho, tem um pessoal comigo, do Paraná, eles vieram para um casamento (De algum parente do Mendes), você não os leva para dar uma voltinha de barco? Respondi-lhe: “-Lógico! ”. Levei 5 ou 6 pessoas, duas voltas exatamente o mesmo percurso do passeio de barco hoje. Impressionante! Ba segunda-feira o Mendes me chamou, na época eu pesava 75 a 80 quilos, ele me chamava de Luizinho. Ele disse-me: “-Porque você não faz esse passeio que você fez com eles, mas cobrando? ”. Essa ideia surgiu com ele: Antonio Mendes de Barros Filho.
Você já tinha pensado nisso antes?
Já tinha pensado alguma coisa nesse sentido. A minha mãe dizia que do jeito que eu gostava do Rio Piracicaba ela nunca tinha visto nada igual. Eu morava no Bairro Noiva da Colina, próximo a Concessionaria de caminhões Pirasa. Tinha dias que eu sauiá de casa as quatro e meia da manhã, com a varinha nas costas, e eia a pé, eu tinha vergonha de tomar ônibus com vara de pesca e tralhas de pesca. Ia a pé pescar na Rua do Porto, ficava até a noite pescando. Por volta de 1982 minha mãe disse: “Do jeito que você gosta do Rio Piracicaba, você vai ter que viver pelo rio! ”. Isso permaneceu em minha cabeça. A dica que o Mendes deu, para que eu fizesse passeio de barco, mais as coisas que a minha mãe aconselhava, resultou na minha ligação com o Rio Piracicaba. Meu pai também gostava muito do Rio Piracicaba.
Atualmente o passeio de barco faz qual trajeto?
O barco sai do Pier da Rua do Porto, em frente à Rua XV de Novembro, desce o Rio, passa embaixo da Ponte do Morato, anda 100 metros e volta. Cada volta leva 14 clientes. Se tiver cheio. Mas se tiver apenas uma pessoa, também faço o passeio.
Esses passeios são mais frequentados por crianças ou por adultos?
Adultos! Bem mais adultos do que crianças.
Todos com equipamentos de segurança, coletes?
O barco segue todas as regras da Marinha do Brasil, se não obedecer, não vai! Sou extremamente chato com segurança, limpeza e cuidado.
O barco é de alumínio ou de madeira?
É um barco da Turis Bolt, próprio para turismo, quando foi feita a fabricação do barco, solicitei deles que os bancos fossem feitos em alumínio tubular, para ficar mais clean, mais despojados, com isso conseguimos fazer um espaçamento lateral entre bancos, de 90 centímetros, para que passassem cadeirantes. Tenho uma rampinha no barco, chega o cadeirante, colocamos a rampinha, embarcamos o cadeirante, tem capacidade para levar seis cadeirantes cada volta de barco. Levo-os lá para trás, de ré, travo a cadeira, todos com colete salva-vidas, eles curtem o passeio e adoram! O nosso passeio tem muitos diferenciais, levei 24 anos para conseguir emplacar esse passeio. Quem deu o sinal verde e apoiou foi Barjas Negri. Ele disse: “ O projeto é ótimo! É tudo por sua conta? Então pode fazer! ”. O Omir Lourenço era o Secretário de Turismo, também apoiou. Semana retrasada fui a uma reunião com o Barjas, para solicitar algumas coisas, porque eu cuido do Rio, como se fosse a minha casa. Na reunião o Barjas disse: “Vou falar para você algo que nunca falei: o passeio de barco, nos últimos10 anos foi uma das coisas mais positivas que já teve em Piracicaba! ”. O passeio já tem 12 anos. Para mim esse passeio é a realização de um sonho de 24 anos. Não desisti. Minha mãe dizia: “ Se você gosta, é isso que você tem que fazer! ” Deu certo, é um sucesso até com turistas estrangeiros. Desse passeio de barco surgiram todos os programas de televisão que eu fiz. Trabalhei no programa “Terra da Gente” da TV Globo, onde eu fiz comida para eles, como convidado, por sete anos. Agora fiquei um ano e um mês na Band no programa “Estação Viola Brasil” junto com Mazinho Quevedo, ontem fiquei na casa do Mazinho até a meia noite. Eu fazia um quadro chamado “Panela Velha”.
Você é um bom cozinheiro também!
Em tom de brincadeira, Luis responde: “Bom eu não sei, mas grande eu sou! Sou o maior cozinheiro de Piracicaba: 126 quilos!
Qual é a sua especialidade?
Minha especialidade é tudo que for de comer! Faço o que pedirem. Só que eu provo bastante antes! (risos).
Se alguém quiser fazer uma festa, você faz?
Hoje eu não faço mais. Tive bufê por 20 anos. Chamava-se “Clube do Churrasco”. Não faço mais porque o barco ocupa muito o meu tempo. Isso sem contar o Instituto Beira Rio. Todo o meu tempo dedico a essas duas atividades. No mês em que comecei com o barco, em 2008, parei co o bufê.
Quantas voltas de barco você faz por dia, aproximadamente.
É muito relativo. Sábado passado dei seis voltas no dia. Domingo umas vinte voltas!
Chego a dar 30 voltas! Se chegar você e seu filho, eu não vou deixar vocês esperando completar o número de passageiros! Espero uns 5 ou 10 minutos e já desço. Já conta como uma volta. Se chegar uma pessoa, ela irá passear de barco.
Você já levou noivos no barco?
Já! Levei noivos, aniversariantes, já fiz festa de aniversário dentro do barco, já fiz de tudo! Até programa de televisão! O primeiro programa do Sérgio Reis, se não me engano o nome do programa era Sertanejo Raiz Brasil. Foi dentro do meu barco! Foram: Sergio Reis, Cesar e Paulinho, Craveiro e Cravinho. A primeira pessoa a pisar no meu barco, no dia da inauguração, dia 1° de agosto de 2008 foi o radialista muito famoso em Piracicaba, o Garcia, já falecido. Ele, a mulher, a filha e a Giovanna.
É rentável?
Eu vivo disso, trabalho muito, é difícil, motor é caro, a manutenção é cara, andar no rio exige muito conhecimento. Hoje estou andando com 29 centímetros de água. Nem os fabricantes do barco, o pessoal da assistência técnica do motor acredita! Pedem para mandar filmagem para eles. Está muito difícil navegar no Rio Piracicaba com esse nível baixo de agua. Eles pedem para mandar a filmagem para eles para verem como estou conseguindo navegar. Não acreditam o que eu faço com o barco. Por isso estou comprando as brigas pelo meu Instituto com o Sistema Cantareira.
Como funciona o seu Instituto?
É uma ONG de nome Instituto Beira Rio, que realiza diversas atividades: limpa o Rio Piracicaba, solta peixes, planta árvores, faz palestras, procura conscientizar as novas gerações para a importância do eco sistema, muitas vezes o próprio barco é a “sala de aula”. Com todos os aparatos de segurança, vamos até o meio do Rio Piracicaba e ali, no local, conversamos, vou em escolas realizar palestras, tudo de graça e sem burocracia. É impressionante o interesse dos jovens por tudo que se refere ao rio.
Que motor usa o barco?
É um motor Mercury 100 HP.
Muitos estrangeiros já passearam nesse barco?
Nossa! E bastante! Desde esquimó do Alaska, canadenses, americanos, muitos, da África do Sul, Japão, muitos coreanos.
Você tem página no facebook?
Tenho! Passeios de barco Piracicaba:
https://www.facebook.com/PasseioDeBarcoRioPiracicaba
Instagram: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=opfjmpbxj5ht&utm_content=iwqcq28
Tem que ter amor pelo Rio!
Eu sou apaixonado! Já cheguei a sentar no barco as nove horas da manhã e levantar para ir ao banheiro do Orlando Lovadini, depois sentar no barco e só sair as oito horas da noite! Uns sete e meia da noite fui levar a minha esposa, meu ajudante ficou olhando o barco, chegou uma turma, sai da Rua do Porto as 8:20 da noite, descemos de barco daqui até o Tanquã, chegamos lá as duas horas da manhã.
Se for o caso você vai até o Tanquã?
Às terças, quartas e quintas feiras eu faço o passeio de barco até lá embaixo, desço o Rio. Até pouco tempo eu tinha uma chácara lá, o passeio incluía almoço, piscina, tinha de tudo. Embora tenha vendido a chácara, continuo oferecendo o almoço, acho o local que tenha algum rancho, faço o almoço e tudo.
O barco tem iluminação?
Não tem iluminação! Se tiver iluminação no barco você não enxerga fora do barco a noite! O barco tem que ser bem escuro. Tem a iluminação de segurança da Marinha, que é a luz de bombordo e luz de boreste, luz vermelha e luz verde, que a Marinha exige. Se eu ligar a luz do barco você não enxerga mais para fora! O Rio Piracicaba a noite é um capítulo a parte! É lindo! Costumo falar para o pessoal que dentro das minhas veias não corre sangue, corre água do Rio Piracicaba! De tanto que gosto do rio! Gosto mesmo!
Você costuma nadar no rio?
Hoje não mais, a não ser quando vou tirar uma arvore ou alguma coisa que atrapalha a navegação. Antigamente nós matávamos as aulas para vir no trampolim, para ir no Salto do Rio Piracicaba. Eu estudava na Escola Estadual ‘Professor Elias de Mello Ayres, você lembra-se daqueles tubinhos de sal de frutas da ENO, em um vidrinho colocávamos óleo de cozinha, em outro palito de fósforos e no terceiro vidrinho sal. Levava uma frigideira velha de casa, deixava escondido isso tudo no Salto. Pegava mandi-chorão com a mão, pegava peixe piquira com a camisa, cascudo com a mão. Isso dava uma fritada, fritávamos lá no Salto do Rio Piracicaba, batendo papo, sem celular, sem internet, conversa sadia, pulava de ponta-cabeça no Salto! Que maravilha!
Tinha muito cascudo?
Tem ainda! Pelo meu Instituto, através de uma pareceria, temos várias parceiras, nós já soltamos em nove anos e meio, 1.100.000 alevinos juvenis.
Com o barco você trabalha todos os dias?
Trabalho sábados, domingos e feriados na Rua do Porto. Nos outros dias se você quiser fazer um passeio eu faço, só que tem que ter um número mínimo de 12 pessoas. Levo repórter que deseja fazer pesquisa, matéria, corro atrás, comunico a imprensa, a CETESB.
O pessoal da ESALQ tem interesse nesses passeios?
Não. O único que conversa comigo quase todos os dias é o Professor Claudio Hadad da zootecnia. Ele é um amante do Rio Piracicaba! Adora o rio! Infelizmente até hoje só quatro vereadores andaram de barco.
Você conheceu o navegador José Luiz Guidotti?
Conheci! Era meu amigo. Infelizmente ele faleceu antes que eu inaugurasse o barco. Ele era especialista em traçar viagens.
Todo rio tem segredos?
Muitos! A navegação em rio é dificílima.
O piloto de barco tem que ter uma habilitação especial?
É uma habilitação específica para barcos. Sou piloto, tenho uma carteira expedida pela Marinha do Brasil. A carteira de Arraes amador não pode trabalhar profissionalmente como eu trabalho. A minha responsabilidade é muito grande.
Como é o nome do barco?
“Passeio Panorâmico Piracicaba I”
O pessoal da marinha, bombeiros, tem contato com você?
Já fiz uma palestra para a marinha. E umas dicas de pilotagem na Rua do Porto. Eu estou de prontidão e atendendo sempre que eles me procuram. A Marinha é uma instituição seríssima. Bastante exigentes. Mas tem que ser assim. Com relação ao Corpo de Bombeiros, sou amigo de todos eles, o meu barco está sempre a disposição para qualquer atendimento de prestação de serviço p[público de emergência. Sou parceiro.
Como está a mata ciliar do Rio Piracicaba?
Em alguns pontos está ótima, em outros pontos está muito degradada. Quando foram fazer o Estudo de Impactos Ambientais, EIA/Rima para a barragem de Barra Bonita, que ia sair ali em Santa Maria da Serra, fui contratado por uma empresa, andamos 16 dias, 500 quilômetros de caminhonete e uns 200 quilômetros de rio. Foi feito o levantamento por quadrante das matas ciliares de Piracicaba. Relação das árvores. Tem muita coisa boa.
Qual é a distância da Rua do Porto até o Tanquã pelo rio?
Até a minha chácara 75 quilômetros.
De barco quanto tempo demora?
Depende do motor. Se for devagar leva umas 5 horas. Conforme o motor leva uma hora, se estiver correndo.
Correr em rio é muito perigoso?
Se estiver cheio sim, se o rio estiver baixo não anda.
Acima do salto, acima da Ponte Irmãos Rebouças, mais conhecida como Ponte do Mirante, você já andou?
Já! Pesquei bastante ali. É muito bonito. Conheço bem os lugares rio acima. Até Caiubi, remando levava quatro horas.
Quantos anos você tem de Rio Piracicaba?
Com 6 anos de idade, eu nasci em 1962, já ia pescar com o meu avô o peixe piau chamburi.
Qual era o nome do seu avô?
Rosário Jordão.
Você é parente do Jairo Ribeiro de Mattos?
É meu primo, recém-falecido. Quando ele iniciou a construção das casas, na época não havia nenhuma. Ele precisava de uma pessoa que colocasse catalogado a lista de colaboradores, arquivos, isso logo que ele assumiu, na época ele me contratou. O meu salário ele pagava do bolso dele! Foi um grande homem! Na época unifiquei os arquivos, eu sabia de cor o nome de uns 90% dos colaboradores do Lar dos Velhinhos. A primeira casa construída fica logo na entrada á direita, ajudei a dar umas cavoucadas no alicerce!
Depois disso que você foi trabalhar com computador em Piracicaba?
Foi! Além do Labo tinha uma impressora B-600 matricial. Escrevia 600 linhas por minuto! Como citei acima, trabalhei com informática, por muitos anos em São Paulo e depois aqui em Piracicaba. Tinha um sócio, só que eu andava descontente, fui a uma festa com a minha namorada, a festa estava sem graça, sentamos nas proximidades, ficamos conversando com o pai dela e Airton Rabello. Esse Airton me perguntou se e eu conhecia alguém que quisesse comprar um açougue perfeito. Na época eu tinha um Passat novinho. Disse a ele: “-Vamos lá ver! ”. Fui lá ver comprei o açougue do homem.
Parece uma característica de muitos que trabalham com computador por duas, três décadas, geralmente criam uma aversão à área.
Pelo menos eu não aguentava mais.
As águas são tratadas nas cidades que despejam suas águas, formando o Rio Piracicaba?
Infelizmente não. Piracicaba faz o dever de casa, mas algumas cidades acima despejam em ribeirões uma carga de poluição.
Que tipos de peixes existem no Rio Piracicaba?
O jaú praticamente sumiu. Pintado tem pouco. Tem alguns tipos de lambari, piava, mandi,bagre, corimba, piapara. Piracanjuba, esta tinha sumido nós voltamos com ela.Depois tem dourado, pacu.
Qual foi o maior peixe que você pescou?
Não peguei peixe grande não. Peguei dourado de 7 quilos, dia 31 de dezembro de 1996 peguei um pintado de 31 quilos.
Qual foi o objeto mais estranho que você encontrou no Rio Piracicaba?
Uma caminhonete F-1000 inteirinha! Com rodas, motor. Tem muita garrafa pet, sacolinha plástica.
A Covid-19 atrapalhou o movimento dos passeios de barco?
Bastante! Fiquei seis meses parado! Agora como todo mundo voltou, eu voltei, seguindo todas as recomendações, do pessoal da saúde. As normas da Saúde. A limitação do barco é pela metade, se for você com a sua família e totalizarem 10 pessoas, vão as 10. Mas se forem pessoas estranhas, separo com uma fileira de bancos.
Se a pessoa estiver em São Paulo e quiser dar um passeio de barco precisa fazer reserva com antecedência?
Não há a necessidade de marcar, assim que ela chegar em Piracicaba ele já pode ir.
Se quiser fazer um passeio especial, com churrasco em uma chácara, aí é bom marcar com antecedência?
Tem que marcar para um desses dias: terça, quarta, quinta e tem que ser para doze pessoas. Geralmente eu faço um prato típico, o que o pessoal mais pede é a galinhada. Faço paella (paeja), só que aumenta o custo, o segundo prato é arroz com suan. Arroz com carne seca desfiada, é o conhecido “arroz de romeiro”.
Quando tem a Festa do Divino você participa?
Participo, faço o passeio, acompanho o Barco do Divino, faço o passeio na hora em que os barquinhos estão subindo para encontrar o barco dos devotos que estão descendo. Aí eu venho atrás dos barquinhos, sem provocar ondas. É lindo! Maravilhoso! Sou apaixonado pelo Divino! So devoto, colaboro e faço parte da Irmandade do Divino. Sou um dos colaboradores do Terço dos Homens do Divino Espírito Santo. Principalmente na soltura de peixes e na limpeza do Rio Piracicaba contamos com a participação da Prefeitura Municipal de Piracicaba. A Prefeitura sempre é nosso parceiro. Em nove anos soltamos 1.100.000 alevinos. Tudo isso começou com o Josias Zane que era prefeito de Santa Maria da Serra, foi procurado pela empresa AES Tietê Energia S.A, que é concessionária das barragens, queriam fazer uma soltura de alevinos. O Zane conversou com o Moura que tomava conta do barco da Santa, e me convidaram, estou junto nessa parceria até hoje. Consegui que essa parceria fosse estendida até o Tanquã. Lá tem mais profundidade, mais vegetação para proteger os peixes, As nascentes dos rios estão sumindo, as lavouras estão soterrando as nascentes. Logo o Rio Corumbataí não irá conseguir abastecer as necessidades da população de Piracicaba. Os teóricos precisam andarem de barco, percorrerem as águas.
Você já resgatou alguém no Rio Piracicaba?
Após eu ter iniciado o passeio de barco, já fiz 43 regates de pessoas. São pessoas que estão morrendo afogadas, corro com o barco e pego. Tenho até um gancho no meu barco para isso. A maior parte no “Poço do Rio Piracicaba”, lugar famigerado por sugar a pessoa para baixo.
Quantas medalhas você ganhou por salvar essas vidas?
Medalha? Nem Moção de Aplauso! Não tenho nenhuma medalha, reconhecimento, nada. Tenho sim, a satisfação impagável de ter salvado tanta gente! Ajudo quem eu posso, alguns até por ética prefiro não citar, mas sempre tem alguém buscando informações sobre o Rio Piracicaba, e são objeto de conhecimento, de vivencia no rio. Não estão disponíveis. O rio é vivo, é mutável. Tenho muito à agradecer minha mãe pela grande força que sempre me deu, a minha esposa Lucimar, que sempre compreendeu e apoiou o meu trabalho. Ao falecido grande radialista Xilmar Ulisses, amigo do meu pai desde pequeno e Orlando Lovadini que fez o Tiro de Guerra junto com o meu pai. Esses dois últimos também me apoiaram muito com relação ao passeio de barco.
1 comentário
Muito interessante eu não conhecia lindas essas paisagens o passeio com certeza deve ser muito top. Um dia pretendo conhecer!