Locomotivas > Consolidation
3046 – Estrada de Ferro Sorocabana – EFS
3010 – Consolidation EFCB
3010 –
ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL
3011 –
CIA. PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO
3046 –
ESTRADA DE FERRO SOROCABANA
3120 –
SOUTHERN PACIFIC
3121 –
PENNSYLVANIA
3126 –
ATCHISON TOPEKA & SANTA FE
3127 –
BALTIMORE & OHIO
3132 –
DENVER & RIO GRANDE WESTERN
As Consolidation são locomotivas a vapor que têm duas rodas no truque guia, oito rodas motrizes e não possuem um truque guia traseiro. Por esta razão, de acordo com a classificação “WHITE” para locomotivas a vapor, elas são codificadas como 2-8-0. As Consolidation foram assim chamadas porque várias ferrovias aderiram ao sistema “LEHIGH VALLEY”, na época da construção das primeiras 2-8-0 para aquela ferrovia. Elas foram construídas após 1866 e foram utilizadas principalmente para o serviço de carga, devido às suas rodas motrizes de diâmetro reduzido. Por esta mesma razão elas tinham grande limitação de velocidade. Nosso protótipo foi construído pela Baldwin Locomotive Works, porém, a maioria dos grandes fabricantes de locomotivas a vapor construíram milhares de Consolidations entre 1866 e 1930. Esta é típica do final do século 19 e foi utilizada por quase todas as ferrovias, tanto em bitola padrão, como larga ou estreita, em todo o mundo. As primeiras Consolidation da estrada de Ferro Central do Brasil foram as de série 500 e datam de 1877 até 1915. Este protótipo especificamente, data de janeiro de 1909 e operou trens de carga até 1960, durante o período da dieselização.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Rodagem
2-8-0 Consolidation
Fabricante
Baldwin Locomotive Works
Nº E.F Central do Brasil
557
Nº Baldwin
33167
Ano de fabricação
1908
Entrada em serviço
Jan. 1909
Baixada
1960
Peso da locomotiva
60.341 kg
Peso do tender carregado
32.659 kg
Peso total
93.200 kg
Distribuição Stephenson
Comprimento total
18,3 m
Força de tração
14.542 kg
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3046 –
ESTRADA DE FERRO SOROCABANA
3120 –
SOUTHERN PACIFIC
3121 –
PENNSYLVANIA
3126 –
ATCHISON TOPEKA & SANTA FE
3127 –
BALTIMORE & OHIO
3132 –
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