PROGRAMA PIRACICABA HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 31 de março de 2018.
JOÃO UMBERTO NASSIF
Jornalista e Radialista
joaonassif@gmail.com
Sábado 31 de março de 2018.
Entrevista: Publicada aos sábados no caderno de domingo da Tribuna Piracicabana
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
As entrevistas também podem ser acessadas através dos seguintes endereços eletrônicos:
http://blognassif.blogspot.com/
http://www.teleresponde.com.br/
ENTREVISTADO: MARCO ANTONIO CAVALLARI
ENTREVISTADO: MARCO ANTONIO CAVALLARI
Profissional de Belas Artes
Nascido em Vila Rezende, Piracicaba, em 29 de Outubro de 1948. Filho primogênito de Agenor Rosário Cavallari e Rita Bortolazzo Cavallari, Marco Antônio ainda com oito anos, iniciou sua carreira artística como cantor mirim, no Programa Infantil da Rádio Difusora de Piracicaba (antiga PRD-6), sob a direção do radialista Benê Marques. Paralelamente a esta atividade e inspirado pelo pai, modelava figuras diversas em argila crua, que após serem finalizadas a seu modo, eram comercializadas por ele mesmo em um recanto do quintal da casa onde morava. Também desenhava constantemente tudo o que via e imaginava.
Aos 13 anos de idade, aprendendo com o pai, também músico e artista plástico e discípulo de Frei Paulo de Sorocaba, começou a tocar e ministrar aulas de violão popular para as internas e freiras do Instituto Baronesa de Rezende, antigo Colégio das Freiras que, conhecendo as suas habilidades como desenhista, passaram a encomendar Planos de Aula de Anatomia Humana, que consistiam em Folders Anatômicos Didáticos de grande formato (Folders, como eram chamados), que eram depois colorizados com lápis de cor. Ele também fazia ilustrações para publicações didáticas e, como pintor de murais, executava Decoração Pictórica em paredes, com temas variados, em estabelecimentos públicos diversos, inclusive no próprio colégio. O Grupo Escolar José Romão escola onde concluiu o 1° grau, também optou por suas ilustrações de Desenho Anatômico. Quando se aproximava a época de Corpus Christi, a Igreja Matriz do Bairro Vila Rezende solicitava os seus trabalhos artísticos para a decoração do trajeto da procissão, com temas sacros diversos relacionados ao evento.
Daí para frente não mais parou; tanto como artista plástico ou gráfico, como músico guitarrista e crooner pela Ordem dos Músicos do Brasil, época em que atuou com diversos conjuntos musicais (quinze ao todo) e também com artistas do rádio e da televisão, tais como: Márcio Greick, Jair Rodrigues, Agnaldo Timóteo, Ed Carlos, Peninha, Pery Ribeiro, etc. A partir dos 18 anos, ele atuou 21 anos como crooner em bailes de carnaval. Na época, incentivado pelo radialista Moraes Sarmento, apresentou-se no Programa “A Gaiola de Ouro do Borba”, do apresentador de TV Alfredo Borba, da TV Tupy , Canal 4, onde foi aprovado pelo seu rigoroso júri. Após concluir o 2° grau, atuou como cantor tenor do Coral da Escola de Música de Piracicaba, onde ingressou como aluno de trombone de varas e posteriormente na Orquestra Sinfônica “Ernest Mahle” como Trombonista Amador. Também fez parcerias muitas vezes, com o cancioneiro Pedro Alexandrino, Poeta e outros cancioneiros piracicabanos, que eram amigos do seu pai. De 1965 a 1968, cursou Artes e Desenho Artístico e Publicitário na Escola Panamericana de Arte em São Paulo, cujos professores eram Aldemir Martins, Ziraldo, Mário Tabarim, Walter Foster, Di Prete, entre outros. Quando concluiu, cursou Desenho, Escultura e Cerâmica no Instituto “Elly Krayer Krauss,” também em São Paulo, ao mesmo tempo em que ministrava Aulas de Cerâmica Rústica às crianças excepcionais do Centro de Reabilitação de Piracicaba, onde trabalhou como professor de Modelagem em Argila por 7 anos. Paralelamente atuava como músico, artista plástico, gráfico e publicitário. Em 1972 casou-se com Marilda dos Santos com a qual teve dois filhos: Marco Antonio Cavallari Júnior e Mariana Gabriela Cavallari. Em 1973 foi contratado como Desenhista Técnico/ Artístico, Ilustrador e Projetista de EPIs e Equipamentos de Segurança pela COPERSUCAR (Cooperativa Central dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo), onde trabalhou por 14 anos, deixando lá um arquivo com mais de dois mil e quinhentos desenhos, que realizou nas mais diversas modalidades no decorrer deste período.
No transcorrer de sua carreira concluiu diversos cursos técnicos, na área de desenho e outros, formando-se, Desenhista Artístico; Desenhista Publicitário; Desenhista Mecânico; Letrista, Desenhista Arquitetônico; Desenhista de Segurança do Trabalho; Produtor de Recursos Áudios-Visuais Didáticos; Projetista de Máquinas e Equipamentos; Fotógrafo Amador; Escultor; Modelador; Restaurador; Músico Popular, Encadernador, Serigrafista e Maquetista. A partir de 1973, até a presente data participou de muitos Salões de Belas Artes, nos quais conquistou 53 Prêmios Honoríficos, entre eles 16 Medalhas de Ouro, 2 Prêmios Aquisitivos, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Piracicaba, assim como 12 Homenagens; 3 Menções de Congratulações, 4 Moções de Aplausos e “Diploma de Reconhecimento de Mérito” pelo Dia Municipal do Artista Plástico, através da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, sendo que uma das Moções de Aplausos foi proposta pelo Vereador Moacir Monteiro, como reconhecimento ao artista, pela realização dos trabalhos de Reconstituição Craniométrica do Médico Nazista Dr. Joseph Mengele e do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat (José Bento Marcelino Champagnat), em prol à humanidade.
Foi o escultor-autor da Reconstituição Craniométrica do médico nazista Dr. Joseph Mengele, a pedido da Polícia Federal do Brasil, através do Dr. Romeu Tuma, Superintendente Geral da Polícia Federal de São Paulo, sob a direção do Dr. Prof. Fortunato A. Badan Palhares, médico forense; Dr. Prof. Nelson Massini, médico forense e das Autoridades Federais de Israel, Alemanha e EUA. O trabalho foi reconhecido pelas autoridades federais e forenses do Brasil e de vários países, destacando-se os EUA e a Europa, sendo intensamente divulgado pelos meios de comunicação mundiais, como; o Diário ABC, S.L. de Madrid, Espanha e publicações variadas do Brasil, América Latina, Europa e EUA, através de entrevistas e informes concedidos pelo artista à imprensa falada e escrita, compreendendo a TV, rádio, revistas e jornais, de um modo geral. Tanto este trabalho, como o que foi posteriormente realizado no crânio do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat, também se encontram referenciados nos livros: “Por Que Converso Com os Mortos,” de autoria do Dr. Prof. Fortunato A. Badan Palhares e no “Tratado de Odontologia Legal e Deontologia,” de autoria do Dr. Prof. Eduardo Daruge, 1ª edição, no capítulo que trata sobre a Reconstituição Craniométrica, ilustrado com 18 fotos cedidas graciosamente e que foram executadas pelo escultor no decorrer do trabalho que realizou no crânio do nazista Dr. Joseph Mengele. Cavallari também atuou como o escultor-autor da Reconstituição Crânio Facial do Beato e Sacerdote Marista, Pe. Joseph Benoit Marcelin Champagnat, solicitado pelo SIMAR; Secretariado Interprovincial Marista do Brasil e da França, por intermédio do Pe. Roque Brugnara e do Dr. Prof. Fortunato A. Badan Palhares, sob o requerimento oficial do Vaticano, cujos processos e resultados técnico/artísticos foram publicados nas páginas 61 e 62 do Livro de Ciências e Educação Ambiental “O Corpo Humano” do Prof. Daniel Cruz, para a 7ª Série, como matéria didática, entre tantas outras importantes publicações do país e do mundo. As cinco peças anatômicas concluídas, resultantes do processo de reconstituição fisionômica do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat, incluindo um busto fundido em bronze; que foi um presente concedido pelo artista à Ordem Marista, se encontram registradas nos Arquivos da Casa Geral do Vaticano em Roma, como elementos documentativos e constitutivos do acervo. Marco Antônio Cavallari é reconhecido como o único escultor que realizou uma Reconstituição Cranio-métrica de um Comandante-Médico e Membro do Partido Nacional Socialista Alemão – Nazismo; o Dr. Joseph Mengele, ao propósito da confirmação de sua identidade e a conclusão do processo de caça aos nazistas refugiados no Brasil, assim como a de um Sacerdote Marista, como no trabalho do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat, Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas francês, nascido em Marlhes a 20 de Maio de 1789 e falecido em Notre Dame de L’Hermitage – França, em 6 de Junho de 1840, que foi destinado ao processo de sua Canonização pelo Vaticano em 18 de Abril de 1999, pelo Papa João Paulo II. Muitas das 1475 obras escultóricas feitas pelo artista se encontram em coleções particulares, museus, cemitérios, hospitais, escolas, etc, no Brasil, Colômbia, EUA e Europa. Entre elas destacam-se: o busto do Campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva; os bustos dos Presidentes; Tancredo Neves e Prudente José de Morais e Barros; o busto do Cancioneiro Vitório Ângelo Cobra “Cobrinha;” o busto do Beato Antonio Maria Claret; o busto do Beato Joseph Benoit Marcelin Champagnat; o busto do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec; o busto do Beato Antonio Frederico Osanan (Associação São Vicente de Paulo); o mini-meio-busto do Dr. Norman Ernest Borlaug , Nobel da Paz , 1970; o mini-meio-busto do Dr. Luiz de Queiroz (concedido pela ESALQ ao Rei Gustaf XVI da Suécia); o mini-meio-busto do Maestro Fabiano Lozano (designado pela Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba como, “Prêmio Fabiano Lozano”); o mini-meio-busto da Prof. Miss Martha Hite Watts entre tantos outros.
Em 1987 fundou o M. CAVALLARI – Studio di Arte, onde trabalha e ministra Aulas de Desenho, Pintura e Modelagem de Figuras Escultóricas, sendo que pelo qual já promoveu Seis Mostras de Trabalhos Artísticos dos seus alunos. Cavallari também pertence a várias associações relacionadas à arte, como à APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), Piracicaba (sócio fundador e emérito); ao SINDESP (Sindicato dos Empregados Desenhistas de Piracicaba), Piracicaba (sócio fundador e diretor); ao Clube dos Escritores de Piracicaba (grau Academicus Praeclarus cadeira nº 49 Membro); ANAP (Academia Nacional de Artes Plásticas), Poços de Caldas – MG., (Membro); Alborques Online Art Gallery, Portugal, (Membro).
Diversos dos seus mais relevantes trabalhos de escultura e pintura, tanto como inúmeras ilustrações nas mais diversificadas designações e modalidades técnicas, foram fartamente publicadas em informativos e revistas, como por exemplo, Manchete; ASA; Família Cristã; Conexão Paulista; Histórica, etc, assim como catálogos, livros didáticos e jornais do Brasil e do mundo. Também concedeu diversas entrevistas a profissionais consagrados da Imprensa, do Rádio e da Televisão, entre eles a Jornalista Marília “Gabi” Gabriela; Jornalista César Costa; Jornalista João Umberto Nassif; Radialista Paulo Eduardo; TV BBC de Londres/Brasil; TV Globo; TV Bandeirantes; TV Rede Vida; TV SBT, etc. Na internet existem muitas referências sobre o artista e seu vasto trabalho, que podem ser encontradas no Google; gigapira.com.br; NossoJornal.com; Site da APAP – Piracicaba;BLOG DO NASSIF https://blognassif.blogspot.com.br/; Top 1000 Links úteis; Ipplap.com.br; ANAP.art.br; Albor-ques.com – Portugal (Membro do Alborques Online Art Gallery); dandonota.wordpress.com; Hotel Praia do Encanto.com.br; HOTFROG.com.br newpagerank.com; vejablog.com.br; riodasartes.-blogspot.com.br; guialis.com.br; yasni.com; Tuugo.com.br; Nget.com/arte_cultura; diretorioempresas.com.br; Ur/Pulso.-com.br; Zeen.com.br e muitos outros. Diversos dos seus trabalhos foram adquiridos e outorgados a personalidades e autoridades diversas, tais como o Rei Carlos XVI Gustaf da Suécia, Presidente João Batista de Oliveira Figueiredo; Instituições Maçônicas Internacionais e Brasileiras, estando entre elas o GOB (Grande Oriente do Brasil) e GOSP (Grande Oriente de São Paulo); Maestro Ernest Mahle; Prefeito Barjas Negri, entre tantos.
Realizou oito Mostras Individuais de Esculturas e Desenhos. Também atuou como Presidente da Comissão Organizadora do 47° SBAP (Salão de Belas Artes de Piracicaba) e como Presidente (biênio 2001 a 2003) e Vice Presidente (biênio 2004 a 2006), da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos – APAP, da qual é Sócio Fundador e Emérito.
Estudioso autodidata da Anatomia Humana, com o aprimoramento da modalidade pela experiência que adquiriu na área de Estudos Forenses e Anatômicos da Cabeça Humana, com a parceria e as orientações recebidas durante o período em que atuou nos trabalhos de Reconstituição Crânio Facial supra-referidos, pelos Drs. Profs. Fortunato A. Badan Palhares, Nelson Massini, Fausto Bérzin e Eduardo Daruge, da UNICAMP – Brasil. Fundamentando-se nestas experiências, está escrevendo o livro: “Estudo da Anatomia da Cabeça Humana – Suas Características e Diversificações,” dirigido exclusivamente aos propósitos artísticos. Ainda como escritor, é autor dos livros: “Tratado de Desenho Artístico Clássico”; “Aprenda a Desenhar com o Júnior” (dirigido a crianças dos sete aos onze anos); “Reconstituição Craniométrica do Médico Nazista, Dr. Joseph Mengele”; “Reconstituição Craniométrica do Beato, Joseph Benoit Marcelin Champagnat”, consistindo este último em um documento complementar do Filme-Documento; sob o mesmo título, que produziu no decorrer do processo de reconstituição da face do Beato. Também escreveu os livros: “Cerâmica Rústica”; “Documento do Trabalho de Restauração da Imagem em Cedro Policromatizado, de Jesus Cristo Crucificado”, pertencente ao acervo sacro da Matriz de Vila Rezende – Piracicaba; Julgamento, Martírio e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi produzido com base nos estudos realizados no Santo Sudário de Turim; “A Pseudosimetria da Face Humana” (ainda em andamento) e “Grimório – Scientia Sancta Sanctis” (ainda em andamento). Como pintor, está produzindo uma discreta coleção de pinturas a óleo sobre tela, que estão destinadas à sua Primeira Mostra de Pinturas, em programação.
MARCO ANTONIO CAVAVALLARI AO LADO DO BUSTO DO CANCIONEIRO VITÓRIO ANGELO COBRA, O COBRINHA
Marco há muitas peças artísticas em seu ateliê, esse crânio humano é real?(Trata-se de uma réplica perfeita, com todos os ossos internos inclusive, de uma perfeição absoluta).
Esse crânio eu esculpi no gesso, tem o peso de um crânio de osso, deixei uma abertura onde você toda a conformação óssea interna de um crânio, nos mínimos detalhes. ( Ossos pouco maiores do que um fio de barbante fino). Fiz para testar o que eu sei. A mandíbula é articulada, fiz até o etmóide. Septo nasal dividido em dois. Esse forame tem passagem. (Forame é o nome dado a uma abertura para passagem de vasos e nervos em ossos ou entre ligamentos). Eu amo fazer esse trabalho. Sempre analiso tudo pela dedução lógica. Tudo tem uma lógica. Nada na natureza pode sumir, pode sim mudar de forma. O corpo fenece, a terra, o fogo ou a água absorve-o.
Atuando como músico, o seu trabalho com artes plásticas caminhava em paralelo?
Trabalhava como desenhista publicitário em casa, inclusive para o Jornal de Piracicaba. Fazia perspectivas de prédios, para as construtoras que iam lançar um prédio. Trabalhei com muitas óticas, mais de 300, até da Bolívia. Havia dois representantes no Brasil que faziam acessórios para ótica. Eu fazia os desenhos que ilustravam.
Como foi o seu salto da ilustração para a escultura?
Sempre fiz esculturas. Tem uma passagem curiosa, recebi algumas visitas de um pessoal altamente especializado, em meu ateliê. Uma das pessoas, por algum motivo, questionou alguns aspectos técnicos de uma escultura minuciosa de um crânio. À medida que fui respondendo-lhe em sua linguagem técnica, ela foi tomando ciência de que o meu trabalho tem fundamento artístico e rigorosamente científico.
O que é uma herma?
É a coluna que sustenta o busto representado. A figura é o busto que vai sobre uma herma.
Como surgiu o Caso Mengele para você trabalhar?
Foi uma coisa que jamais esperava em minha vida. Com tantos especialistas, principalmente no Japão, Estados Unidos, tenho um livro de reconstituição, que ganhei do Dr. Badan Palhares, é impressionante o trabalho feito pelos americanos. Eu estava em uma festa de casamento, deram-me o recado de que uma pessoa queria falar comigo. Sai do local da festa e em frente estava o Dr, Massini. Identificou-se, perguntou-me se eu era o Cavallari. Após as apresentações ele disse-me que estava com a cabeça do Mengele. Eu não sabia quem era Mengele. Josef Mengele, era um médico alemão e capitão da SS no campo de concentração de Auschwitz, no subcampo de Birkenau, durante a Segunda Guerra Mundial. O Dr. Massini disse-me que Mengele tinha falecido no Brasil e ele queria fazer a reconstituição. Disse-me ainda que tinha urgência. Tive que deixar o casamento do meu irmão e ir até a casa do Dr. Massini. Fomos, ao chegar ele retirou a cabeça de um acondicionamento próprio, disse-me: “Tem que repor todo o tecido, vou fornecer-lhe todo material necessário”.
EWCONSTITUIÇÃO FEITA POR CAVALLARI A PARTIR DO CRÂNIO DE Josef Mengele
Qual foi a sua reação?
De início Dr. Massini já disse que a polícia não tinha verba para pagar o meu trabalho, nem ele estava recebendo nada. Pensei: “Saber que um nazista veio parar na minha mão!”. Disse-lhe: “ Massini , vamos começar a estudar, me dê os livros de anatomia de cabeça”. Na realidade eu já desenhava e esculpia cabeças humanas.
Você tinha várias réplicas de cabeças em diferentes faixas etárias de Mengele.
Marco Antonio Cavallari, abre um armário onde estão dispostas uma série de trabalhos de reconstituições faciais, reconstituições de crânios, inclusive de crimes famosos conhecidos no Brasil inteiro, com as características detalhadas das entradas e saídas de projéteis. De Mengele ele explica: “Guardei uma réplica que fiz para mim, ele reconstituído quando era moço e quando era velho”. (Mengele nasceu em 16 de março de 1911, na Alemanha e faleceu a 7 de fevereiro de 1979, aos 67 anos, possivelmente de um ataque cardíaco quando se banhava nas águas do mar em Bertioga, São Paulo). Cavallari dá uma aula de identificação, pontos frágeis, grau de habilidade de quem pratica o crime, com incrível perícia ele consegue informações preciosas para identificar pontos que ao leigo não significam nada. A obra de Marco Antonio Cavallari é muito diversificada e precisa. Técnica e artística. Um artista que ganhou a glória do reconhecimento internacional.