• Sobre
    • Contato
    Histórias de NassifHistórias de Nassif
    • Home
    • TVN

      A Luta pelo Transporte em São Paulo

      19 de novembro de 2025

      ESSAS 40 FOTOS ANTIGAS VÃO MUDAR O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O PASSADO! 📸

      19 de novembro de 2025

      O INCRÍVEL BRASIL DOS ANOS 50, 60 E 70 EM IMAGENS | UMA VIAGEM NO TEMPO 🔴📷

      19 de novembro de 2025

      A MALDIÇÃO DOS 1.000 ESCRAVOS Que Destruiu 4 Gerações de Barões

      19 de novembro de 2025

      1802, Bahia A Dona da Fazenda Teve gemeos e Ordenou ao Escravo Que Escondesse o Filho Mais Escuro

      19 de novembro de 2025
    • Documentários

      Fotos Históricas de São Paulo

      17 de julho de 2025

      O Cruzeiro

      17 de julho de 2025

      Antiga Curitiba e Como Curitiba surgiu

      14 de julho de 2025

      COMO A MAIOR EMISSORA DE TV DO BRASIL CHEGOU AO FIM?

      14 de julho de 2025

      Revolução de 1932

      14 de julho de 2025
    • Entrevistas

      HOMENS – SE CUIDEM | NOVEMBRO AZUL| PREVENÇÃO| LEGADO| 13 11 25|TALKSHOW SINTONIA| BETTH RIPOLLI

      21 de novembro de 2025

      Entrevista Frederico Alberto Blaauw (IN MEMORIAM)

      21 de outubro de 2025

      ENTREVISTA ANDREA MENTEN

      20 de outubro de 2025

      ENTREVISTA COM A JUIZA DRA. ELIETE DE FÁTIMA GUARNIERI

      25 de agosto de 2025

      ENTREVISTA HOMENAGEM LUIZ CARLOS BONZANINI

      7 de agosto de 2025
    • Contos

      A venda da verdade com 100% de desconto – 03/11/2025

      17 de novembro de 2025

      scola de música de Piracicaba – O despejo 10/11/2025

      14 de novembro de 2025

      Cem anos incompletos de Mauro Vianna – A vírgula da vida no texto da existência – 21/10/2025

      7 de novembro de 2025

      Dona Brasília e seus dois maridos – 30/09/2025

      10 de outubro de 2025

      Jogando Verdi para colher o Maduro – 30/09/2025

      7 de outubro de 2025
    • Matérias

      O que o futebol tem a ver com o poder judiciário?

      7 de junho de 2022
    • Livros

      Livros históricos

      26 de agosto de 2024

      História Oral em Piracicaba

      3 de maio de 2023

      Provérbios

      25 de outubro de 2022

      Ao completar 100 anos Livro menciona campeões do Rádio Paulistano e Paulista

      21 de outubro de 2022

      Livro Morar 60 Mais

      28 de julho de 2022
    • Necrologia

      Falecimentos do Dia 06/12/2025

      9 de dezembro de 2025

      Falecimentos do Dia 04/12/2025

      9 de dezembro de 2025

      Falecimentos do Dia 21/11/2025

      24 de novembro de 2025

      Falecimentos do Dia 22/11/2025

      24 de novembro de 2025

      Falecimentos do Dia 19/11/2025

      19 de novembro de 2025
    • Outras Histórias
      • Abe
      • Banda
      • Cálculo Diferencial
      • Comemoração
      • Copa do Mundo
      • Data
      • Declamações
      • Degradê
      • Dia do ou dê
      • Diversão
      • Entretendimento
      • Escola de Engenharia de Piracicaba
      • Esportes
      • Fifa
      • Futebol
      • Jogos
      • Jornalismo
      • Leitura
      • Lembranças
      • Livros
      • Matemática
      • Mazola – 1952 – Infantil do C.A.P.
      • Miss São Paulo 2010
      • Música
      • Nhô Quim
      • Radialista
      • Rádio
      • Rádio Camanducáia
      • Radiofusão
      • Rio Claro
      • Santos FC
      • São Paulo FC
      • Saudades
      • Seleção Brasileira
      • Televisão
      • XV de Piracicaba
    Histórias de NassifHistórias de Nassif
    Início
    Sem categoria

    Por João Nassif9 de março de 2009Nenhum comentário2 Min de Leitura

    Piracicaba era servida por duas empresas de estradas de ferro: a Sorocabana e a Paulista.

    A Companhia de Estrada de Ferro Ituana foi criada para ligar São Paulo a Itu. Mais tarde ela passou a ser denominada E.F. Sorocabana.A Estação da E.F. Sorocabana, em Piracicaba, ficava em um prédio existente até hoje, situado ao lado do terminal de ônibus urbano.

    A Companhia Paulista de Estradas de Ferro mais tarde seria denominada FEPASA – Ferrovia Paulista S/A, estatal. O trajeto até Piracicaba era feito saindo da Estação da Luz, os trens eram tracionados por máquina elétrica. A Cia. Paulista nos levava da Estação da Luz até Nova Odessa, onde acabava a alimentação elétrica. Em Nova Odessa saía a locomotiva elétrica e entrava a máquina diesel, que nos deixava em Piracicaba.Em meados da década de 1960, as “marias-fumaça” foram substituídas pelas “U-9-s”, diesel-elétrica produzida entre o final da década de 1950 e início da década de 1960 pela General Eletric, nos Estados Unidos. Alguns trens que vinham da Capital eram segmentados, com alguns carros sendo separados do entroncamento. As locomotivas elétricas “V-8” seguiam no entroncamento, enquanto os carros do ramal eram engatados na diesel-elétrica e seguiam viagem até Piracicaba.No retorno de Piracicaba era feito o contrário, os trens eram unificados em Nova Odessa e prosseguiam a viagem rumo a São Paulo. Quando a viagem era para o Interior havia necessidade de baldeação. Nos últimos anos do ramal eram feitas apenas baldeações e não mais a separação de carros.

    Ramal de Piracicaba, trecho ferroviário operado entre 1917 e 1977 para o transporte de passageiros.






    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp E-mail

    Posts Relacionados

    Esalq – vídeo institucional 2025 (português)

    3 de setembro de 2025

    MEDALHA PRUDENTE DE MORAES

    15 de agosto de 2025

    Falecimentos do Dia 18/11/2024

    21 de novembro de 2024
    Add A Comment

    Deixe um comentário Cancel Reply

    Últimos Posts

    HOMENS – SE CUIDEM | NOVEMBRO AZUL| PREVENÇÃO| LEGADO| 13 11 25|TALKSHOW SINTONIA| BETTH RIPOLLI

    21 de novembro de 2025

    A Luta pelo Transporte em São Paulo

    19 de novembro de 2025

    ESSAS 40 FOTOS ANTIGAS VÃO MUDAR O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O PASSADO! 📸

    19 de novembro de 2025

    O INCRÍVEL BRASIL DOS ANOS 50, 60 E 70 EM IMAGENS | UMA VIAGEM NO TEMPO 🔴📷

    19 de novembro de 2025

    A MALDIÇÃO DOS 1.000 ESCRAVOS Que Destruiu 4 Gerações de Barões

    19 de novembro de 2025

    1802, Bahia A Dona da Fazenda Teve gemeos e Ordenou ao Escravo Que Escondesse o Filho Mais Escuro

    19 de novembro de 2025

    Rejeitada Por Todos, a Filha Anã do Coronel Foi Entregue ao Escravo… e o Final Foi Chocante…

    19 de novembro de 2025

    BR Fazer login MATARAZZO: O MAIOR EMPREENDEDOR DO BRASIL?

    19 de novembro de 2025

    Barão do Café desapareceu em 1922 — achado 100 anos depois numa fazenda de café abandonada

    19 de novembro de 2025

    Memória do Mundo | Coleção do Imperador: fotografia brasileira e estrangeira do século XIX

    19 de novembro de 2025
    Histórias de Nassif
    • Home
    • Sobre
    • Contato
    © 2025 Histórias de Nassif | Desenvolvido e Hospedado por eCliente Tecnologia.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.